Crítica: Batman vs Superman: A Origem da Justiça [SEM SPOILERS]

Depois de quase três anos de espera, angústia, ansiedade e um sem-número de notícias e críticas falsas, finalmente Batman v Superman chega aos cinemas mundiais.

E como foi, afinal de contas?


Como eu odeio críticas que ficam resenhando o filme em questão, vou partir do pressuposto que todos já deduziram a trama central do filme e vou me ater a impressões gerais, até pra não tornar o texto desnecessariamente longo.

 A primeira consideração é a seguinte: o filme poderia se chamar Man of Steel 2 facilmente se o antagonista não fosse o Batman e se ele não preparasse terreno pro filme da Liga da Justiça. Tudo que ocorre na história visa mostrar a repercussão que a batalha de Metropolis teve naquele universo e seus habitantes e gira em torno de elementos da mitologia do Super.

E a história investe pesado em trama políticas, principalmente no que diz respeito ao papel que um semideus teria na geopolítica caso surgisse de um dia pro outro aos olhos da humanidade. O embate sugerido pelo título do filme começa pelo confronto de valores de ambos, e apenas no terceiro ato ele evolui para as vias de fato.



Essa condução da trama pode incomodar muita gente acostumada a filmes de heróis com ação frenética e constante. Até o terceiro ato do filme, o público é bombardeado de acontecimentos que parecem não levar a nada, mas se amarram quando já é tarde demais pra você prever o que ocorrerá. Foi uma jogada arriscadíssima do diretor e dos roteiristas, mas no fim cumpriu seu objetivo.

Os personagens são versões das figuras icônicas das HQs adaptadas ao mundo acinzentado de Man of Steel, alguns mais fiéis que outros. Nenhum pareceu fora de lugar ou equivocado, apesar de certas atitudes de certos personagens Batman que assustaram galera e devem ser exploradas em futuros filmes.

Agora, vamos falar de Snyderices...




Velho conhecido do público nerd, todos sabem o que esperar de um filme dirigido por Zack Snyder: slowmotions, acuidade visual, decisões de roteiro polêmicas e muito rage na internet nos dias nas semanas nos meses nos anos seguintes à estreia de um filme seu. e creio que dessa vez não será diferente.

Snyder fez de Batman v Superman um palanque para sua visão do Homem de Aço, tão duramente criticada desde que Man of Steel foi lançado. Desde falas de personagens como Perry White (ótimo) a programas de TV discutindo o assunto, você percebe que esse Superman não está inserido na mesma lógica dos quadrinhos, desenhos e séries em que estava acostumado a vê-lo, e isso não é bom e nem ruim: é diferente. Quem comprar a visão do Snyder de um Superman num mundo mais cínico vai apreciar o filme muito mais que quem queria vê-lo num mundo mais simples e colorido.

No mais, Snyder deixou pra aloprar no seu estilo visual em cenas de luta e de sonhos. O resto do filme está bastante palatável aos olhos. Ele claramente tá se segurando (ou sendo segurado) nesses filmes da DC Comics, provavelmente pelo Ben Affleck iauahaiuahaiuahauhaiuahaiuhaiau

Batfleck is tired of your shit


Considerações finais:

- Não é um filme fácil. Quem for assistir, tem que estar disposto a raciocinar para aproveitar a sessão.

- Quem não comprou o universo dark/verossímil da DC nos cinemas pode desistir desse filme e todos os próximos dessa leva. A toada vai ser essa até o final, provavelmente.

- Dificilmente um filme lançado este ano vai apresentar cenas de ação tão boas;

- Nenhuma cena ou diálogo do filme é sem propósito, então evite sair do cinema pra ir ao banheiro; 

- O filme tem muito mais humor que o esperado, mas tem que ser sagaz pra captá-lo;

- O cinema parecia um estádio de futebol, com reações efusivas da plateia a todo momento;

- Lex Luthor é um grande filho da puta;

- É o filme de super heróis mais diferente e ambicioso que já vi em muito tempo. Espero por mais iniciativas assim dos outros estúdios no futuro;

- Tem cena pós-créditos, só que ela chegou cedo demais, no meio do filme. Mas funcionou que foi uma beleza!


Imagem meramente ilustrativa

Nota? 

OITO, com tendência a aumentar. Vou rever esse fim de semana sem ser 3D, aquela porra de óculos me deixou com dor de cabeça já nos trailers!

Agora, fiquem com o grande Fausto Silva comentando o segundo trailer do filme:


Comentários