Um Pouco sobre os Filmes de Monstros Gigantes


O ser humano sempre foi fascinado por monstros, desde a antiguidade diversos povos citam essas criaturas assustadoras em suas lendas e mitos. Com a invenção do cinema nós conseguimos expressar nossa imaginação e criamos nossos próprios monstros, mas você sabe como foi que tudo isso começou?

Um dos primeiros filmes envolvendo monstros gigantes foi O Mundo Perdido (1925), baseado no romance escrito por Sir Arthur Conan Doyle e lançado em 1912. A história do filme mostrava uma equipe de arqueólogos se aventurando na floresta amazônica e descobrindo um lugar onde animais pré-históricos (dinossauros e outras criaturas extintas) ainda sobrevivem. O filme impressionou as pessoas da época com os efeitos especiais de stop motion que era usado para dar vida aos lagartões e foi um sucesso de bilheteria.

The Lost World (1925)

Em 1933 estreava o filme com o monstro gigante mais conhecido de todos, King Kong. A história todo mundo conhece, um gorila gigante de oito metros de altura, chamado de Kong, que habitava a Ilha da Caveira é capturado e levado para Nova York, aonde faria parte de uma grande atração. No meio da história o tal gorilão acaba se apaixonando pela mocinha da equipe que o capturou. Eventualmente o monstro escapa e fica solto e furioso no meio da cidade, capturando sua amada e dirigindo-se ao Empire State, para a cena que ficaria imortalizada até hoje, tornando-se um ícone pop. Aviões metralham Kong que cai de cima da torre enquanto sua amada vê lá de cima o macaco morrer. O filme ainda teve dois remakes, um lançado em 1976 (que passava muito na sessão da tarde nos anos 90) e aquele horrível do Peter Jackson com Jack Black no elenco.

King Kong (1933)

Na década de 40 após o fim da Segunda Guerra Mundial e o começo da guerra fria venho o terror atômico, todos pensavam que o mundo iria acabar num holocausto nuclear e isso foi usado em várias mídias como pretexto para criação de monstros e pessoas com superpoderes (vide O Incrível Hulk). Baseado num conto do novelista Ray Bradbury, em 1953 era lançado o filme The Beast from 20,000 Fathoms que mostrava um dinossauro carnívoro despertando no Ártico após testes nucleares e indo em direção aos EUA. Muitos dizem que esse filme acabou servindo de inspiração para Gojira (Godzilla), filme dos estúdios Toho lançado um ano depois. Godzilla de 1954 inaugurou uma franquia que existe até hoje com mais de 30 filmes e que não tem indícios de desgaste. Na história muito parecida com a de The Beast from 20,000 Fathoms, um lagarto pré histórico é revivido após testes nucleares e vai em direção a costa japonesa causando pânico a população. Godzilla tem um diferencial por causa da época que foi lançado, o Japão ainda se recuperava da Segunda Guerra Mundial e do ataque das bombas em Hiroshima e Nagasaki, o monstro representava justamente o medo das armas nucleares e o que elas poderiam fazer ao mundo.

Eiji Tsuburaya e sua criação Godzilla

Não podemos falar de monstros gigantes sem falar de Eiji Tsuburaya, diretor japonês e especialista em efeitos especiais. Participou de inúmeros filmes de ficção cientifica e foi responsável pela criação de uns dos ícones da cultura pop japonesa, o monstrengo Godzilla. Ao final de sua vida, abriu sua própria produtora, Tsuburaya Productions, onde criou o personagem Ultraman, conhecido por suas séries de TV e filmes na década de 60. Tsuburaya faleceu em 25 de janeiro de 1970, de um ataque do coração em Shizuoka, Japão.

O Japão foi responsável pela criação de inúmeros monstros que viraram ícones do gênero, podemos citar aqui a tartaruga gigante Gamera criada pelos estúdios Daiei para rivalizar com Godzilla; e a mariposa Mothra e o dragão de três cabeças King Ghidorah dos estúdios Toho que além de terem filmes próprios também fizeram participações em vários filmes do Godzilla.

Durantes as décadas de 50 e 60 foram lançadas várias tosqueiras como O Ataque da Mulher de 15 Metros, filme norte americano de 1958 onde uma mulher após ser atacada por uma nave alienígena passa a crescer até atingir 15 metros de altura e sai em perseguição ao marido infiel destruindo a cidade. Tivemos ainda Gorgo, filme britânico de 1961, aonde caçadores de tesouro capturam um monstro pré-histórico apenas para desencadear a fúria de sua gigantesca mãe.

O Ataque da Mulher de 15 Metros (1958) e Gorgo (1961)

Até a Coréia do Norte entrou na onda de filmes de monstros gigantes. Lançado em 1985, Pulgasari foi dirigido pelo sul-coreano Shin Sang-ok, que fora sequestrado por agentes da Coréia do Norte a mando de Kim Jong-il, filho do então ditador Kim Il-sung, quando o cineasta viajou para Hong Kong para investigar o desaparecimento da ex-mulher e acabou também sendo sequestrado. Na história, a Coréia é governada por um rei que controla a população com punho de ferro e mantém o povo na miséria. Um pobre ferreiro é preso e na cela cria uma pequena estatueta. Quando sua filha deixa sangue escorrer nela, ele cria vida, começa comer ferro até ficar gigante e se torna, Pulgasari! O protetor do povo. Junto com o exército dos plebeus, o monstro lidera uma rebelião contra o rei.

Pulgasari, O monstro socialista

Acredito que esse é um gênero do cinema que nunca morrerá, tivemos o remake de Godzilla (2014) e Pacific Rim (2013) que mostram muito bem que criaturas gigantescas destruindo cidades ainda chama a atenção do público. Se você gosta desse gênero de filme comente qual seu filme preferido ou o mais tosco que você assistiu, vou ficando por aqui e até a próxima.

Comentários