Matutando sobre Batman vs Superman [COM SPOILERS]



Quando você vai assistir um filme com a galera no cinema, a coisa mais comum é aquela reunião na praça de alimentação do shopping onde o povo fica matutando sobre o que viu, o que achou legal, o que não gostou, o que não entendeu, referências junguianas e por aí vai...

Vou levantar alguns pontos do filme aqui para discussão e, se você tiver outros, pode citá-los nos comentários e a gente continua o papo por lá!

Começandoooooooo...

UM CONTO DE DUAS CIDADES


- Metropolis e Gotham nesse filme são duas cidades vizinhas em conurbação (quando cidades próximas crescem muito e começam a se conectar pela malha urbana). Isso é bastante legal, pois as duas são tratadas os quadrinhos como duas facetas da mesma cidade, Nova York, e uní-las entra de acordo com isso.

- A destruição de um bairro inteiro da cidade em Man of Steel acabou gerando um espaço de vivência pra população da cidade bem legal, além de uma instalação científica provisória ao redor da nave que o Zod raptou no fim do filme.

- O Planeta Diário ficou na merda depois que teve seu prédio completamente destruído. Agora todo mundo trabalha apertado num mesmo andar de outro prédio e o editor não tem dinheiro nem pra pagar um cachorro quente com suco de caju pros funcionários.

- Gotham City aparece muito pouco. A Mansão Wayne, que fica fora do centro urbano, apareceu mais, e tava precisando de uma pintura urgentemente.


PERSONAGENS



- Superman ficou fraco tá bem mais confiante que em Man of Steel, porém, muito mais atormentado também. Ele achou que galera ia achar de boas ele agir ao bel prazer pelo mundo, ligou a TV e viu que não era bem assim. Nem ele, nem a humanidade, sabem ao certo qual o papel dele no mundo de hoje, por isso a mentira mais antiga da América é a de que o poder pode ser inocente.

- Lois Lane está bem ativa como repórter investigativa, mas infelizmente só descobre as tretas quando é tarde demais e acaba cumprindo o papel eterno de donzela em perigo. Pelo menos no fim ela consegue evitar que o Batman mate o Super, invertendo um pouco os papéis. 

- Perry White tá impagável. Ele tirou tanto o Clark Kent nesse filme que poderiam renomeá-lo como Clark Kent v Perry White - Dawn of Journalism se o foco fosse nele.

- Bruce Wayne finalmente é retratado como o maníaco psicótico que sempre foi, mas agora com duas novidades: ele não finge mais que é alcoólatra e não tem mais restrições quanto a matar e usar armas de fogo. Nesse filme ele deve ter matado mais que a gripe suína, e com requintes de crueldade: teve gente incinerada, esmagada por um automóvel rebocado pelo Batmóvel, explodida por granada, esfaqueada e com o corpo cravado na parede, fuzilada pelo Batjato...

Eu até reclamaria, mas o conceito do Batman em si já é indefensável. Pelo menos foi coerente.

- Adorei o Alfred como um velho rabugento. Espero os filmes solo do Batfleck para vê-lo mais!

Filme solo desse véio pra já!

- Lex Luthor foi talvez a grande inovação do filme quanto a caracterização. Enquanto somos acostumados a um mafioso do ramo imobiliário/cientista maluco, aqui vemos um daqueles jovens que ficou bilionário cedo demais e ficou com complexo de Deus. Por isso chamaram o ator de "A Rede Social" e funcionou tão bem. Lex é debochado, inteligente, desajustado, escandaloso e extremamente maligno. Os dois primeiros terços do filme se resumem a "Lex Luthor enganando a todos e matando geral no meio do caminho".

- Mulher Maravilha nem teve tempo de tela pra se desenvolver mais e mostrar a que veio, mas a carência de uma personagem feminina relevante em filmes de heróis é tanta que nesse pouco tempo ela conquistou a todos . O que conseguimos pegar dela vem de momentos muito sutis, como ela sorrindo depois de ser violentamente golpeada pelo Apocalypse. Será ela Son Goku de saias?


DETALHES INTERESSANTES


- Depois que Luthor usa as impressões digitais de Zod para adentrar a nave kryptoniana, ele pede pro sistema da nave transmitir a ele seu vasto conhecimento sobre o universo. No fim do filme, na cena dele com o Batman na prisão, ele deixa transparecer que "seres de fora" notaram que o Superman morreu e estão vindo pra cá, e começa a falar DING DING DING DING.

Será que a nave krytoniana contou para ele sobre os novos deuses de Apokolips e sobre as caixas maternas que fazem PING PING PING PING?



- Enquanto Batman capota de sono durante a decodificação dos arquivos de Lex Luthor, somos apresentados ao Knightmare e, em seguida, a uma aparição do Flash alertando sobre a merda que deu no futuro. Flash estava usando umas traquitanas em volta do corpo e parecia saído de um tubo de explosão ou de uma abertura na força de aceleração. Arrisco ser o segundo caso e ele devia estar usando uma esteira cósmica improvisada.


- Diana Prince tá num esquema meio Highlander - The Series: acumulando fortunas ao longo dos séculos de vida e usando-a para adquirir antiguidades de valor sentimental. Nos quadrinhos atuais, ela tava meio Thor do Stralalá, descobrindo as maravilhas do mundo moderno como uma criançona.

Feminazi stole my ice-cream

- Pelas cenas em Gotham você nota como Detroit está uma merda completa na vida real. A produção do filme não deve ter nem precisado sujar nada antes de gravar as cenas. Talvez o contrário, dar uma asfaltada ali, instalar uns postes...


- O Aquaman se move que nem uma enguia, serpenteando pela água com o tridente na frente.


- O Ciborgue é criado após o corpo do Victor Stone se fundir a um objeto metálico aparentemente cúbico. Será uma Caixa-Paterna deixada pelos futuros invasores e encontrada pela equipe do pai dele?



- A participação do Kevin Costner nesse filme foi breve e cirúrgica: numa anedota só ele explicou todo o conflito do Superman e suas ações E a política internacional dos Estados Unidos. É aquele negócio: o Superman sempre será visto pelos americanos como um reflexo do papel deles no mundo, e atualmente este reflexo não está nada bom.


- A explosão do capitólio pegou todo mundo de surpresa. Eu achava que aquela cadeira de rodas maneira era só uma deixa pra humor no filme, e o Lex acabou enganando todo mundo mais uma vez. 


- No fim das contas, quem fez a identidade visual dos heróis da Liga da Justiça nesse universo foi a LexCorp naqueles arquivos extraviados pelo Batman iauahiauhaiuahaiuahiauhaiauhaiuahiua


- Se a Lois Lane descobriu a identidade secreta do Super no filme anterior, nenhuma surpresa Luthor saber a de TODO MUNDO nesse.


- A fazenda Kent aparentemente foi pro saco depois de Man of Steel e a pobre Martha tá ganhando a vida fazendo bico numa lanchonete. Nem sinal do cachorro também (porra, o Jonathan Kent morreu por causa desse cão, ele deveria aparecer no colo do Clark em todas as cenas em Smallville).


O QUE TEVE DE RUIM


- O filme foi incrivelmente denso e maduro durante os primeiros 2/3 dele e, no terceiro, aproveitou que tudo tinha se amarrado e entrou em modo full berserk. Foi divertido pra caralho, mas mostrou incompetência do Snyder na hora de dosar ação ao resto da trama.


- Os trailers revelaram quase o filme todo. A impressão de colagem de cenas já conhecidas surgiu várias vezes. Nota mental: parar de ver todos os trailers dos próximos filmes.


- O roteiro era muito melhor que o diretor encarregado. Ben Affleck teria lidado melhor com os inúmeros cortes de um evento para outro.


- Foram três fodendo anos de espera por esse filme. Se a Warner tivesse segurado a onda por mais tempo na divulgação, a expectativa não teria sido tamanha. O filme, inevitavelmente, prometeu demais e não cumpriu (o resultado foi ótimo, mas eu e muita gente esperávamos um filme nota 11).

A quantidade absurda de fanarts do filme meses 
antes de estrear mostra o nível de expectativa


Bom, é isso. Quem quiser discutir mais coisas, apareça nos comentários!

Mas antes, fiquem com essa música fantástica e ativem a legenda!


Comentários