M.D. Geist


Que a Rede Manchete foi a responsável pela popularização no Brasil dos animes, tokusatsus e tudo mais que vinha da terra do sol nascente todo mundo sabe. Na metade dos anos 90 a emissora de Adolpho Bloch não ia bem das pernas e como uma das suas últimas cartadas resolveu trazer novidades para sua programação. Foi quando em 1996 estreava o programa US Manga, fazendo referência a distribuidora americana de mesmo nome, da qual a emissora tinha comprado um lote de diversos OVAs (animações lançados diretamente para o mercado de vídeo) e essas atrações ficaram marcadas na cabeça de muito marmanjo por aí por suas histórias com muito sangue e nudez. Entre os diversos animes passados no programa tivemos Detonator Orgun, Genocyber, Hades Project Zeorymer, Fatal Fury, Art of Fighting e o tema desse post: M.D. Geist.


M.D. Geist é a primeira produção da Nippon Columbia, empresa que lançava CDs com as trilha sonoras de animes e que resolveu entrar no mercado de vídeo. O OVA trazia um tema exaustivamente explorado nos filmes dos anos 80: futuro pós-apocalíptico. A humanidade se expandiu pelo universo, conquistando muitos planetas e disseminando colônias. Num desses planetas colonizados chamado Jerra um grupo de cientistas criam soldados geneticamente modificados, verdadeiras máquinas de matar chamados MDS (Most Dangerous Soldier). Eles eram usados para lutar contra grupos rebeldes, mas um deles chamado Geist, ganhou destaque pelo modo cruel que executava suas missões. Como punição ele é posto em animação suspensa num satélite na órbita do planeta.

Após vários anos o satélite aonde Geist estava adormecido sofre uma pane e cai no Planeta Jerra. Geist encontra o planeta todo em ruínas com gangues que brigam por território enquanto o exército luta contra rebeldes Nexrum, que acreditam que a Terra não deve ser envolvida em governar suas colônias extraterrestres. Geist logo mostra sua faceta sanguinária quando derrota o líder de uma gangue (com direito a braços decepados e tudo) e acaba tomando a liderança do grupo.

Entre uma cena de perseguição no deserto com tanques e veículos militares (outra coisa que nos faz lembrar Mad Max) descobrimos que um tal projeto Deathforce deve ser detido se não o mundo vai realmente pra vala (como se já não tivesse). Aí temos nosso protagonista se juntando ao exército regular e partindo para desativar a terrível arma do fim do mundo, com direito a muitas cenas de violência explícita como corpos virando carne moída por um grupo de robôs. 

Vou confessar que esse OVA não tem nada de original, é bem clichê na verdade, essa temática de mundo pós-apocalíptico dominado por gangues já tinha sido explorado em filmes como Mad Max e até animes da época como Hokuto no Ken. A animação também não é um primor, a qualidade dela oscila entre cenas de máquinas bem detalhadas para personagens horrivelmente toscos e caricatos. Mas se você é fã de animes de mechas, violência e futurista então é um prato cheio

Após o sucesso no mercado de VHS da época, M.D. Geist  acabou ganhando uma sequência anos mais tarde. Em 1996 era lançado M.D. Geist II: Deathforce, aonde Geist enfrenta outro soldado M.D. chamado Krauser. O sucesso foi tanto que rendeu até uma HQ contando o prólogo da história chamado M.D. Geist Ground Zero.


Aqui no Brasil M.D. Geist foi dublado pela extinta Gota Mágica (que dublou a maioria dos animes da US Manga), e o diretor Gilberto Barolli, escalou ninguém menos que Élcio Sodré (Shiryu de Dragão) pra fazer o protagonista da história. No YouTube tem as duas animações completas e dubladas:


Comentários