Memories (1995)


Sem dúvidas Akira é uma das maiores obras primas da animação mundial, e é responsável pela abertura das portas do Ocidente para os animes, mangás e tudo mais que vem da terra do sol nascente. Katsuhiro Otomo hoje é conhecido mundialmente por ter criado o mangá que deu origem a tão aclamada animação de 1988, que ele também dirigiu, mas além de Akira ele teve envolvimento em outra animação que considero uma obra prima, Memories de 1995.

Memories é um longa animado composto por 3 histórias independentes e de estilos distintos, cada qual dirigida por uma pessoa diferente: Magnetic Rose (dirigido por Koji Morimoto), Stink Bomb (dirigido por Tensai Okamura) e Cannon Fodder (dirigido por Katsuhiro Otomo). A animação ficou a cargo da Mad House (Ninja Scroll, Vampire Hunter D: Bloodlust, Trigun e Death Note) e Studio 4°C, que aliás, é a primeira animação do estúdio que depois produziria outras obras de Otomo como Spriggan e Steamboy.

Magnetic Rose (Koji Morimoto) 


O primeiro segmento é um dos preferidos de muita gente (inclusive deste que vos fala). História de sci fi/suspense, é como se ocorre-se um encontro com as histórias de terror de Lovecraft com um filme de Ridley Scott, é fantástico. Uma tripulação de uma nave coletora de lixo espacial recebe um SOS na forma de ópera e descobrem que a origem do pedido de socorro vem do interior de um estranha nave à deriva no espaço, com um campo magnético ao seu redor. A trilha sonora maravilhosa nos acompanha por uma verdadeira viagem psicológica, uma mistura de realidade e loucura, muitos comparam essa animação até com 2001 Uma Odisseia no Espaço. Não irei me aprofundar na história porque acho que todos devem assistir esse longa, a conclusão dessa primeira história é surpreendente.


Stink Bomb (Tensai Okamura)


Um jovem químico japonês acidentalmente engole uma arma biológica em forma de pílula, pensando que fosse um remédio para tratar de seu resfriado, assim causando a maior confusão aonde o exército tenta a todo momento impedi-lo de chegar a Tóquio. Tudo isso envolvido num clima de humor negro, Stick Bomb garante momentos divertidos e crítica ao militarismo e à influência norte-americana no Japão.


Cannon Fodder (Katsuhiro Otomo)


O mais belo e poético dos curtas, Cannon Fodder foi escrito e dirigido pelo próprio Katsuhiro Otomo. O interessante dessa história é a sociedade militarista que aqui é retratada pelos olhos de um garoto e sua família. Uma sociedade que vive, trabalha e estuda em função dos canhões gigantescos instalados no meio da cidade com arquitetura steampunk. Crítica ao militarismo e ao nacionalismo aliada a uma animação fantástica.


Memories é uma obra incrível que todos, eu disse TODOS deveriam assistir independente de ser fã de anime ou não. O DVD de Memories chegou a ser lançado no Brasil mas hoje é meio difícil de ser encontrado, por isso o negócio é recorrer ao bom e velho torrent, aqui tem o filme completo incluindo making of e legendas em várias línguas, inclusive PT BR, só clicar aqui.

Comentários