Plágios Safados do Cinema Turco


No post de hoje irei abordar um assunto muito curioso e como sempre envolvendo filmes trash que são minha paixão: a picaretagem do cinema turco. Por causa do custo alto em distribuição, grandes sucessos do cinema norte americano demoravam e muitas vezes não iam para os cinemas na Turquia. Por esse motivo e sem qualquer tipo de direitos de pagamento, muitos produtores decidiram filmar suas próprias versões dos maioria dos filmes de maior bilheteria da época. Baixo orçamento, atuações horrorosas e produção capenga resultou numa série de filmes que são considerados "cult" atualmente. Aqui está uma amostra dos mais bizarros dessas produções:

3 DEV ADAM (1973)


Você aí caro leitor de quadrinhos, que hoje vê seu sonho de assistir seus heróis favoritos reunidos na telona realizado nem imagina que em 1973 aconteceu o primeiro encontro dos maiores heróis da Marvel no cinema. Contando com Capitão America e El Santo (um lutador mexicano mascarado) que formam uma dupla de agentes convocados para enfrentar o vilão Homem Aranha, isso mesmo o que você acabou de ler, O HOMEM ARANHA, que aqui é um ladrão de obras de arte, fazem dessa uma das pérolas mais conhecidas do cinema  turco:


Aliás tem um episódio foda do Podtrash sobre esse filme, só clicar aqui.

Dünyayi Kurtaran Adam (1982)


Esse aqui também é bem famoso na internet, o tal "Star Wars" turco. Os produtores foram tão safados, mas tão safados, que usaram cenas da obra de George Lucas e até a trilha sonora de John Williams nessa pérola, incluindo a de Indiana Jones:


Süpermen Dönüyor (1979)


Nessa versão o habitante de Krypton cai na Turquia, e não na cidade de Smallvile. As cenas de voo do Superman turco são piores que as do Chapolin voando no cometa e aqui ele não se chama Clark Kent, mas Rifki, e não trabalha no Planeta Diário, mas sim numa construção civil.


Seytan (1974)


O Exorcista é um filme que já meteu e ainda mete (uiii) medo em muita gente por aí. Mas essa versão turca de 1974 no máximo consegue arrancar risadas do espectador. O filme como o original mostra uma jovem possuída, só que em vez de um padre, é um psiquiatra que desce a porrada para tirar o demônio da garota.


Badi (1983)


Finalmente, para terminar nossa amostra de cinema turco, concluímos com uma cópia de uma das mais famosas produções de Steven Spielberg. Um filme que conta a história de um pequeno alienígena que só queria ir para casa. ET Bilu ? não, estamos falando dele, "Badi", a versão turca do ET O Extraterrestre.


Bem pessoal espero que tenham gostado desse nosso tour pelo cinema turco, existem mais um monte de plágios produzidos durante os anos 60,70 e 80, incluindo até Rambo e Jornada nas Estrelas. Fico por aqui e deixo essa cena maravilhosa do Belchior turco levando um tiro, digna de um Oscar:

Comentários