Gamera: Trilogia Heisei


Estou de volta pessoal e mais uma vez para falar de um assunto que adoro tanto, monstros gigantes. Para quem não viu tem um post meu do ano passado contando um pouco da história dos filmes dessas gigantescas criaturas, só clicar aqui.

Gamera apareceu pela primeira vez em um filme de 1965 do extinto Estúdio Daiei, para rivalizar com seu irmão Godzilla, que na época estava fazendo muito sucesso. Assim como seu rival lagartão atômico, Gamera surgiu nesse primeiro filme como uma ameaça e mais tarde acabou virando o herói amigo das crianças e defensor da humanidade. De 1965 a 1980 a tartaruga teve 8 filmes, todos produzidos pelo estúdio Daiei que no começo dos anos 80 entrou em falência.

Vendo o sucesso de Return of Godzilla (1985), a Kadokawa Shoten Publishing, que tinha adquirido o estúdio Daiei, planejou lançar um novo filme da tartaruga gigante. Só em 1995 a ideia saiu do papel e com Shusuke Kaneko na direção foi lançado Gamera, O Guardião do Universo. Com uma pegada mais séria e até violenta, Shusuke Kaneko produziu os 3 filmes da tartaruga lançados durante os anos 90, indo contra a ideia inicial do estúdio que queria fazer algo mais voltado para o público infantil.

A origem de Gamera foi mantida se baseando no primeiro filme aonde ela era uma criatura adormecida do antigo continente de Atlântida. Aqui temos a aparição dos pássaros Gyaos, criaturas pré históricas que dão um trabalho tremendo para a tartaruga amiga da criançada. Gamera tem uma estranha ligação com uma garota chamada Asaki Kusanagi, que possui um pingente que acreditasse ser um artefato vindo de Atlântida. Outros personagens recorrentes na trilogia são a Doutora Mayume Nagamine, que estuda os efeitos causados pela aparição dos monstros gigantes no Japão e o atrapalhado Inspetor Osako.


Após o sucesso desse primeiro filme foi lançado logo em seguida Gamera 2: O Ataque de Legião (1996). Na trama temos uma chuva de meteoros que acaba trazendo para o Japão (sempre ele) um enxame de insetos alienígenas. Aqui temos a introdução de um novo casal de protagonistas, o Coronel Watarase e a Doutora Midori Honami, que até tem um certo romance mas que no final não é bem explorado.

Em 1999 sai a última parte da trilogia Gamera: A Vingança de Iris, que dos três filmes é o meu preferido. O clima desse filme é realmente mais adulto, com cenas de gente morrendo, monstros sangrando e sendo destroçados, até nossa tartaruga amiga está com um visual mais agressivo e badass. Vemos Gamera enfrentando o que restou dos pássaros Gyaos, alias esse filme é uma continuação direta do filme de 1995 mostrando as consequências da batalha que havia acontecido nele. O centro da história é a jovem Ayana que nutre um ódio por Gamera, que ela responsabiliza pela morte de seus pais, sendo somente ela e seu irmãozinho os sobreviventes. Ayana encontra um ovo numa caverna e dele nasce uma criatura que ela batiza de Iris. Ela e essa criatura acabam se unindo e dando origem a um gigantesco monstro que começa a botar o terror no Japão todo.










A Doutora Nagamine (que não tinha aparecido no filme anterior) retorna junta da garota Asaki e do inspetor Osako, que agora é um morador de rua após perder o emprego. Gamera depois de muito percalço derrota Iris e o filme acaba com os militares alertando da vinda de uma revoada de pássaros Gyaos indo em direção ao Japão. Baseando se nesse final em aberto um diretor chamado Shinpei Hayashiya fez um fan film chamado Gamera 4: The Truth lançado em 2003, usando cenas com atores reais e outras com CGs bem toscos ao estilo PSOne.

Gamera ganhou outro filme em 2006 com uma pegada mais infantil e atualmente um novo filme está em produção, sendo que um trailer muito bem produzido foi apresentado na New York Comic Con de 2015 aonde podemos ver a volta de Gyaos e um outro monstrengo novo:


Gamera é uma franquia de monstros gigantes muito boa e apesar de não ser muito conhecida aqui no ocidente como seu conterrâneo Godzilla, vale a pena ser assistido por fãs de ficção cientifica e filmes com maquetes de cidades sendo pisoteadas. Para quem tem interesse no blog Cine Space Monster tem todos os filmes legendados para baixar, só clicar aqui.

Comentários