Avalon: O que é a Realidade ?


Num futuro próximo. Alguns jovens lidam com suas desilusões procurando suas próprias ilusões num jogo de guerra de realidade virtual ilegal. Suas emoções e mortes simuladas são compulsivas e viciantes. Alguns jogadores, trabalham em times chamados de "Grupos" e ganham seu sustento a partir do jogo. O jogo tem seus perigos. Algumas vezes, o jogador deixa o jogo com morte cerebral, necessitando de cuidados médicos constantes. Estas vítimas são chamadas de "Não Retornados". O jogo recebeu seu nome por causa da lendária ilha onde as almas dos heróis falecidos encontram descanso: Avalon.

E com essa introdução começa a produção nipo-polonesa Avalon, o menos conhecido de uma onda de filmes que teve seu início em meados dos anos 90, que abordavam o tema realidade virtual. Johnny Mnemonic: o Cyborg do Futuro, Assassino Virtual, 13º Andar, Estranhos Prazeres, O Passageiro do Futuro, EXistenZ e o mais famoso Matrix são alguns deles. Mas essa história de mergulhar em uma realidade simulada por computadores é muito mais antiga. O livro Neuromancer do autor William Gibson lançado em 1984 foi o primeiro a introduzir o conceito e serviu de influência para toda a cultura pop, o mangá Ghost in The Shell e a já citada trilogia Matrix bebem muito das ideias apresentadas no romance.


Mamoru Oshii, mais conhecido pelo seu trabalho em Ghost in The Shell, Patlabor e The Sky Crawlers, dirige o longa nos mostrando um futuro decadente, com uma fotografia desfocada, embora nem sempre no mesmo tom. Ele vai de acinzentado a sépia, para separar o mundo real do virtual. Aqui a dura realidade da população é quebrada pela febre de um jogo de guerra ilegal e perigoso conhecido por "Avalon" que tanto pode transformar os melhores jogadores em ídolos quanto pode causar-lhes danos cerebrais. Dentro desta disputa virtual, se destaca a solitária Ash, que tenta avançar de nível e ao encontrar um jogador de sua antiga equipe descobre que seu amigo Murphy permanece preso dentro do jogo, depois de perseguir uma menina fantasma que parece ser a chave para alcançar um nível secreto no mesmo.

Filmado na Polônia, com atores poloneses (em língua polonesa), este filme de baixo orçamento cyberpunk acabou ganhando o status de cult com o tempo. Os visuais do jogo são bastante baixa renda, especialmente para os padrões de hoje (lembra um pouco Medal of Honor de PS1), mas são bons o suficiente para passar a ideia de ser um jogo. Os visuais do mundo real apontam para uma Europa pós Segunda Guerra. Ele não é um filme de ação, então não vá esperando tiro, porrada e bomba o tempo todo. Ele está mais para um thriller de mistério/suspense. É um filme que solicita múltiplas visualizações, você provavelmente descobrirá coisas diferentes a cada vez que assisti-lo.

Para quem ficou interessado em assistir, aqui está o link para o torrentão na melhor qualidade que eu achei, com aúdio em italiano e polonês.

Comentários