Opinião: Manifesto Contra os Fanboys



Inspirado por um texto que li do hardware.com, resolvi fazer um comentário a respeito da minha opinião sobre fanboys, o que são e porque você não deveria ser um deles. Leia com atenção antes de xingar.

 Primeiro vou começar falando sobre o que eu entendo do que é o fanboy. Fanboy pra mim é a pessoa que elege uma certa empresa,uma certa marca, um certo produto como a coisa mais perfeita já feita no universo, ignora ou nega propositalmente os erros que essa coisa possa ter e defende aquilo até as ultimas consequencias, xinga a concorrencia mesmo que o produto do concorrente não seja exatamente ruim ou ofensivo, e vai defender cegamente as posições da empresa até o fim, mesmo que elas prejudiquem diretamente o consumidor ou outros grupos de pessoas.



  Então basicamente o fanboy é um fanático absoluto, uma pessoa sem mente nem vontade propria e uma marionete da empresa a qual ele presa defender. Alem de tudo isso, como diz o texto do hardware.com, o fanboy não troca de jeito nenhum de marca, por mais que a concorrencia seja benéfica pro consumidor, o fanboy quer que sua marca seja a unica no mercado, a unica tendo sucesso, ele não tem visão periferica, ele não sabe olhar pro lado e talvez enxergar que a marca dele talvez não seja a melhor, nem que outra marca talvez não façam um completo lixo.

Mas pra mim o pior não é isso, o pior de tudo é ele ignorar os erros da sua empresa, do seu grupo, e isso é uma caracteristica bem clara do fanatismo. O grupo do fanático é perfeito, imune a erros. Todo o mal do mundo está no coleguinha do lado, no diferente, no "adversário". Ele é o salvador da pátria, o detentor de toda a bondade, todo o resto não presta. E isso pra mim é o pior tipo de pensamento, porque captura o pensamento do cara e ele não sai daquilo.
 Mesmo que a empresa ou produto ou grupo seja uma merda e faça barbaridades, o fanboy ainda dá um jeito de justificar a pra si proprio as atitudes daquele grupo, dizendo que não é bem assim, que é intriga da oposição, que a sua empresa não faria isso, que foi a conjuntura internacional, que o cartucho de videogame de 300 reais(que é quase o preço de uma calça pra uma pessoa de 16 anos) é um preço justificado, que a culpa não é da empresa, é do George Soros que armou um plano maléfico pra destruir a sua empresa favorita.


 E eu nem falei dos fanboys de filmes, que defendem uma certa franquia como se ela fosse a oitava maravilha do cinema, como se fosse cinema arte, filme iraniano, pra entendedores, quando na verdade é mais do mesmo lixo hollywoodiano que vem infectando o cinema já tem muitos anos, só que com outra embalagem, a embalagem do "nicho" que o povão teoricamente não conhecia, então pro cara comum tem cara de novo, mas na verdade não é.
  Eu estou dizendo que voce não pode ser fã de nada e que tem que odiar tudo? não, longe disso. Tudo o que eu quero dizer é pra você não ser um fanático. Admitir quando sua franquia não é tão boa não vai te fazer ser uma pessoa pior, pelo contrario. Você, nerd espinhento e sem vida, admitir que sua franquia de filme de heróis ou editora não é perfeita não vai fazer cair suas bolas.
Se a empresa concorrente da que você gosta se deu bem, ISSO NÃO É UM ATAQUE PESSOAL A VOCÊ. Não precisa ficar com a ansia de defender a sua empresa sem necessidade. E por ultimo, admita seus erros. Saber que errou e ser humilde faz de você uma pessoa melhor.
 Espero que tenha ficado claro. PÁS NA TERRA


Comentários