Top 7,5 Trilhas Sonoras Mais Icônicas do Cinema

Olar lamentáveis, sentiram falta dos meus posts?

Não? ok...

Hoje vou trazer pra vocês uma lista com meu TOP 7,5 Trilhas sonoras mais icônicas dos filmes de TODOS OS TEMPOS. Bora!!!



7 - Indiana Jones



O aventureiro mais famoso do cinema teve sua primeira aparição em Indiana Jones and the Raiders of the Lost Ark (no BrasilIndiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdidaem 1981, e com ele surgiu uma das trilhas mais icônicas dos filmes de aventura. Quando você ouve a trilha (logo a cima) não te dá vontade de arranjar um chapéu e um chicote, pegar uma mochila puída e uma jaqueta de couro, e sair por ai explorando cavernas a procura de tesouros a muito perdidos?

Compositor: John Williams.

6 - Jurassic Park



Alguém (com muito tempo e dinheiro) teve a brilhante ideia de clonar/recriar dinossauros e fazer um parque temático onde todos os visitantes pudessem vislumbrar os bichos pre-históricos andando, comendo e trepando... parabâins. Junte ao plot uma maravilhosa trilha sonora, que capta o maravilhamento e o espanto que seria poder ver tais criaturas vivendo no presente (e eventualmente devorando um humano ou outro).

Compositor: John Williams.

5 - Superman O Filme



A primeira grande adaptação cinematográfica de super-herói não poderia deixar de ser dele, a primeira criação, dessa que seria uma das maiores industrias do entretenimento de nossa era: as historias em quadrinhos, a 9ª arte. Superman O Filme estreou em 14 de Dezembro de 1978, no Reino Unido, e apresentou Kal-el a todas as pessoas da terra. Acompanhado do kriptoniano a trilha sonora que te faz imaginar voando junto com o Super, é ao mesmo tempo imponente e esperançosa trazendo assim as principais características do personagem impressa em seus acordes.

Compositor: John Williams (máh denovo?).

4 - O Batman


Quase 11 anos depois do Superman ter ganho sua primeira adaptação para as telonas (e ter saturado apos 4 filmes) foi a vez da Morcega ganhar uma representação cinematográfica de suas historias. A trilha é fantástica, expressa perfeitamente a soturnidade e o sentimento de mistério, ressaltando a atmosfera meio noir que o filme traz. Toda a mítica do personagem trabalhada no filme esta perfeitamente impressa na trilha.

Compositor: Danny Elfman.

3 - 007 Contra o Satânico Dr. No



Primeiro filme da franquia 007... preciso mesmo dizer os motivos que fazem da trilha sonora de James Bond, estar aqui nessa lista?
Acho que não, e caso você queira alguma explicação, toma essa: A trilha é icônica por ser icônica, e ponto final.

Compositor: Monty Norman

2 - O Senhor dos Anéis




Quando eu vi o primeiro filme de O Senhor dos Anéis fiquei maravilhado, nada daquela guerra de capa e espadas com 3 duzias de combatentes se enfrentando num campo de mato verde qualquer, eram milhares de seres trocando golpes com espadas e lanças. Homens e elfos enfrentando uma horda gigantesca de orcs no sope de um vulcão eternamente em erupção. Foi lindo. E lá está ela, a trilha sonora te carrega durante aquela primeira batalha de proporções épicas, a câmera viaja pelo cenário com o intuito de te localizar e mostrar, ao mesmo tempo, o vasto campo de batalha, mas é a trilha que te carrega junto, não a imagem. Tendo tal trilha momentos antes plantado o mistério e aguçado sua curiosidade a despeito do destino daqueles que aparecem como os lideres de suas respectivas raças, tendo estes sido enganados pelo Senhor do Escuro (o senhor dos anéis do titulo). E assim a trilha te leva para uma grande jornada, junto de Frodo e Cia, a missão: salvar toda a Terra Media de um mal a muito esquecido por todos (ou quase) que abitam aquele lugar.

Compositor: Howard Shore.

1 - Star Wars





Claro que o primeiro ligar tinha que ser dela né, em minha humilde opinião, a trilha sonora mais icônica do cinema. Escute a trilha de Star Wars e diga se você, imediatamente, não consegue se imaginar batalhando no espaço contra uma frota de naves inimigas comandadas por um ditador. Assim como eu, você deve sente o perigo e a imponência cruel do Império, ao ouvir tocar sua marcha. Ou a excitação da batalha ao sentir, através da trilha, o começo do embate com sabres de luz. Entre outros momentos memoráveis que a trilha sonora te carrega por essa grande aventura espacial.

Compositor: John Williams (quem mais você achou que seria?)

0,5 - Homem-Aranha e X-men



Antes que você, caro leitor, me xingue ai nos comentários, eu resolvi colocar essas 2 trilhas na posição "0,5" dessa lista, primeiro porque eu quis, e segundo porque o post já está gigante e num to afim de estende-lo ainda mais. A trilha de Homem-Aranha (do Raimi) te leva pra balançar nas teias junto com o herói protagonista, já trilha de X-men é quase um remix metido a besta da trilha sonora da serie animada dos anos 90, que é foda pra caralho.

Compositores: Danny Elfman/ Michael Kamen (respectivamente)

Enfim, espero que vocês tenham gostado do post. E deixem ai nos comentários qual seu Top 7,5 trilhas sonoras mais icônicas do cinema.



Comentários