Mandacaru Vermelho - Crítica

Já vou adiantando algo do post. LEIAM ESSE MATERIAL!!


Mandacaru Vermelho é uma obra Cearense e independente, que teve seu lançamento em 2014. A obra foi distribuída pela QOMICS, um projeto 100 % cearense que esta no ar há algum tempo. A HQ tem arte e roteiro de Rafael Dantas, que também é um dos que estão por trás da Qomics, e a coloração é de Patrick Gama. A obra é dedicada a Antônio Nilton, foi uma das pessoas que Rafael Dantas homenageou. Uma coisa! vou me auto permitir usar alguns regionalismos, já que é uma obra da minha terrinha, o Cearásão de meu deus, apesar de eu morar em fortaleza né..... que era considerada ''elite'' na época, quem morava perto do litoral tinha algumas vantagens financeiras, então meio que Fortaleza não sentiu tanto como o Ceará. Mas continua sendo capital de CearánCity.

A historia da HQ é sobre Antonio, um ex soldado do exercito que fazia parte da Coluna Prestes, no período em torno de 1925 á 1927. Para contextualizar, a Coluna Prestes foi uma movimento que visava melhorias para a população, mas que também eram responsáveis pela caça dos cangaceiros aqui no Nordeste. A Coluna Prestes foi bem contraditória, pois a grande parte dos cabras chegavam nas cidades e estupravam, roubavam e matavam inocentes. Antonio tinha alguns problemas e foi reformado por causa da perda da visão do olho direito e complicações no coração. Antonio decide morar em um sitio com a família, mas lhe é tirado coisas a força por um coronel da região. Fazendo a raiva do saldado aumentar.


A trama se desenrola com uma reviravolta que termina com um final de redenção. A HQ em si é repleta de simbologias. Tem um personagem que entra na trama inicialmente e que participa de um grupo com quem Antonio lutou contra durante a guerra, e é muito bonito o que acontece entre eles. Um ato de perdão no final da obra, ele trata esse personagem com uma patente, um soldado que se rendeu. Outro exemplo de simbologia é a questão da ajuda, e de como pode parecer oportuno trair quem você era a favor para ficar ao lado de quem se sobrepõe, que teve a justiça e que ''domina'' momentaneamente a situação. Mostra que só a ajuda verdadeira tem recompensas.

A coloração da HQ é muito importante, por se tratar de um cenário nordestino, com o sol batendo na testa e dando aquela coloração amarelada. As cores do sertão estão bem representadas aqui. A Ambientação também é muito boa, com uma pequena cidade perto de um rio, o que era muito comum por causa da seca. Se estruturava uma cidade perto de um rio, quase nas margens para a sobrevivência.

A HQ é uma fonte histórica muito fiel, respeitando muito os acontecimentos da época e os tipos de conflitos que haviam. Rafael Dantas traz um roteiro incrível e bem criativo. Desenvolve muito bem a trama em 30 e tantas paginas, consegue dar curiosidade, impactar e mostrar toda a sua experiência ao longos dos anos no mercado de quadrinhos. Patrick Gama faz a arte de Rafael Dantas ser mais completa e rica, tornando orgânico a relação entre desenhista e colorista, essa interação deles dois na parte técnica é muito boa.


Mandacaru vermelho é simplesmente fantástica, merece o seu dinheiro. Ta baratinha. Tá uns 6 e pouco na Amazon, seus baitola. Bora, não rebola o dinheiro no mato comprando HQ do Mark Millar, macho. Um beijo, e me senti muito orgulhoso lendo esse material. Ceará é capital do Nordeste, que é meu país. RUMO A SER CONTINENTE DO MUNDO. PANGEIA APENAS FORMADA PELO NORDESTE. Como diria Didi Mocó ''QUANDO ENCASQUETO NÃO PARO QUIETO''

BEIJO NO REGO, bye bye.

Comentários