Opinião: A Fanbase Estraga Tudo?

         

   Vamos falar um pouco sobre porque algumas pessoas passam a odiar algo por causa da experiencia ruim com os fãs daquilo

    Bom, todos nós sabemos o que é o fanboy, eu já disse em outro post, é o cara que é fanatico por algo e acha que só aquilo presta , que aquilo é desprovido de falhas e que qualquer merda que a empresa responsavel ou grupo responsavel faça é desculpavel, já que aquilo é perfeito. Quando várias dessas pessoas se juntam, pra conversar sobre o objeto de culto, geralmente em sites especializados sobre o genero em questão, no metal e rosque paulera em geral é o whiplash, em jogos é a gamevicio, em cultura "nerd" é o omelete, esses lugares são o habitat natural dos fanboys.

E se você gosta de ir em um site desses já deve ter presenciado alguma discussão sobre alguma merda dessa, com gente discutindo na base de "x é melhor que y porque ele é feio,bobo,chato e cara de mamão" ou "y é melhor que x porque ...porque... porque eu estou dizendo,pau no seu cu" e coisas assim. E se você tem seu primeiro contato com esse tipo de fã, tanto você pode tomar partido de algo e virar um fanático você mesmo quanto só pegar raiva ou nojo do objeto em discussão, associando o objeto com o fã, até sem querer. Eu proprio fui vitima desse efeito com algumas coisas, e por mais que não seja completamente justo você odiar algo só pela fanbase cancerígena, é impossivel não se livrar desse sentimento lidando com esse tipo de fã todo dia na internet.

                     

 Eu vou dar como exemplo os fanboys da nintendo, que já foram motivo de muita discussão entre mim e algumas pessoas na internet, incluindo o nosso parça o Business Cat. Eu joguei muitos jogos da nintendo quando era mais novo, e falar que eu odeio a empresa seria forte demais, por mais que seja uma empresa mediocre que faz consoles mediocres e tem politicas um tanto quanto filhas da puta quando se trata dos fãs. Mas o que eu mais detesto é a fanbase. TUDO o que a nintendo faz é genial, inovador, coisa de outro mundo, algo nunca antes visto na historia do mundo, coisas que pros fãs deviam estar em museus ou nos arquivos do vaticano. É supervalorização demais, e quando você vai ver as especificações dos consoles, os graficos ou o preço das coisas, são todos um tapa na sua cara. E todos devem amar essa merda, quem chama a atenção pro fato de que as coisas da nintendo não são sacrossantas é apedrejado na internet. "porque você odeia a nintendo? você não teve infancia? quanto ódio gratuito cara, que loucura. porque voce não tem um console da nintendo?" VAI SE FUDER, É PORQUE COM O PREÇO DE UM CONSOLE E UM JOGO EU MONTO UM PC PRA JOGAR TRIPLO A NO ULTRA,SEU FILHO DA PUTA.
  


Ah, perdi o foco por um instante, me desculpem. Como eu dizia, é basicamente esse o comportamento que faz alguem sentir raiva, e eventualmente associar o comportamento do fanboy a empresa ou o que quer que seja. outro exemplo, pra não ficar só em videogames, os fãs de uma banda chamada slipknot uns anos atrás, geralmente seguiam o estereotipo classico de piá de 13 anos , conheceu o metal recentemente, só conhece slipknot e "iro meide" mas quer dar opinião sobre tudo, até sobre estilos que desconhece, odeia funk e se voce disser que slipknot e new metal em geral é coisa de perdedor revoltadinho ou de mina adolescente "gótica suave" que quer ser trevosa mas não se interessa por conhecer outras bandas ou abrir a mente pra outros estilos eles ficam putinhos. Tem tambem o oposto ideológico, que é o fã de metal de longa data, que diz que manja pra caralho das bandas antigas mas não admite que você goste de bandas mais novas, ou que só curte thrash metal e rock progressivo e te xinga por gostar de, sei lá, power metal ou folk. Esse tipo de comportamento gerou e gera muito hate pra certos generos. Mas no caso de musica em particular é mais fácil separar o fã da banda propriamente.
    Então, mas o fanboy estraga tudo? tudo o que tem fã chato é automaticamente ruim? não. Tem muita coisa boa que tem uma fanbase cancerígena pra caralho. Mas uma das consequencias que esse tipo de fanbase pode gerar é revolta contra o objeto em questão. Aí vai de pessoa pra pessoa separar o fanboy da coisa em si. Alguns conseguem, comigo já é mais dificil, mas o importante é tentar. Eu fiz outro post  falando minha opinião de fanboys, então vejam lá. E lembrem se, pensem duas vezes ao fazer merda na internet ou com outras pessoas usando o que você é fã. Você pode estar gerando mais hate pro seu console ou genero favorito.
 inté

Comentários