Lançado Linux Ubuntu 17.10 : Minhas Primeiras Impressôes


     Pois é, saiu a nova versão de uma das distribuições de linux mais populares, o ubuntu 17.10, e como é uma versão que teve muitas mudanças , eu resolvi fazer um breve comentario sobre o que mudou e alguns pontos interessantes dessa nova versão.
   Pra começar de cara algo que caiu como uma bomba e que foi algo inesperado quando foi anunciado faz alguns meses, que é a mudança e descontinuação do ambiente grafico Unity, que era algo caracteristico da distribuição, pra o Gnome, ambiente grafico tradicional, que pra quem não sabe foi o primeiro ambiente grafico padrão do ubuntu antes da sua mudança pro Unity, lá na versão 12.04, se não me engano. Eu particularmente nunca foi fã do unity, mas reconheço que tinha algumas funcionalidades interessantes, e o visual principalmente era algo que chamava muito a atenção.
  Nessa nova versão eles tentaram manter a identidade visual do ubuntu, com wallpapers e temas parecidos com a versão com unity, então a primeira vista o choque não vai ser tão grande pro usuario comum. A equipe da Canonical modificou algumas coisas do Gnome, pra meio que deixar a experiencia do usuario parecida com o uso do Unity, como os botões de minimizar, maximizar e fechar, que voltam ao lado direito da janela, como é comum na maioria das distribuições. O servidor grafico wayland é utilizado por padrão, a não ser que voce use drivers proprietarios de placas de video, aí provavelmente o sistema vai selecionar o x.org, porque o wayland ainda não está totalmente compativel com os drivers proprietarios das empresas.



O ubuntu deve usar um gnome mais puro, com uma colaboração maior entre os desenvolvedores do Gnome , do ubuntu e do antigo Ubuntu Gnome.  Tem ainda um novo painel de controle, com um novo visual, mais parecido com os aplicativos padrão do gnome,visual esse que dividiu opiniões por aí hehehehe. Alem disso tudo tem versões de drivers mais atualizadas, kernel mais atualizado, o de praxe.
   Mas aí você me pergunta "mas zé, o que voce acha dessa merda? vale a pena eu mudar pro ubuntu de outra distribuição ou atualizar da versão Lts pra essa? " Olha, se você tá em outra distribuição, eu recomendo que espere um pouco pra testar essa versão do ubuntu, versões que tem muita mudança assim costumam vir meio bugadas logo nos primeiros dias. Eu recomendo testar se você tem uma partição separada só pra testes, pra você ver se gosta. Mesma coisa se voce usa a versão lts e só atualiza bem de vez em quando.
      Espere um pouco, teste numa maquina vitual ou em outra partição, e se você ver que tá estavel o suficiente então ok. Caso você seja como eu e não seja lá muito fã do ubuntu ou esteja feliz com sua distro atual, então talvez seja melhor esperar algum tempo, talvez até a proxima versão, que provavelmente vai ser lts, vai ter um ciclo de vida maior e provavelmente já vai estar mais polida.
      Mas de um modo geral essa versão traz muitas novidades interessantes, gosto do gnome , foi bom o ubuntu sair da apatia em que se encontrava e voltar a inovar como distro. Talvez essa seja o sopro de ar fresco que o ubuntu precisava pra voltar a ser a distribuição mais popular. Quem sabe?
 Inté


Comentários