Criação, de Gore Vidal, e Uma Pequena Divagação Sobre a Historia e O Ser Humano

                       Resultado de imagem para zoroastro

Bem vindos a mais um texto sobre um tema, uma direção e só Ahúra Mazda sabe o fim. Hoje vou falar um pouco sobre esse livro, eu não sei se já fiz um post sobre ele, ou se já falei em algum podcast, e refletir sobre algumas coisas.

Esse é um dos primeiros livros de ficção historica que eu li, e meio que ajudou a moldar meu gosto com historias. Conta a historia de Ciro Espítama, neto do profeta zoroastro(ou zaratustra), profeta do zoroastrismo, religião persa monoteista cujo deus principal é ahúra mazda, o sábio senhor, deus criador do mundo que se opunha ao diab,opa,digo, ao deus do mal, arimã,e que julgaria todos um dia(já viu isso em algum lugar?). Ele cresce na corte do grande rei dos persas e como diplomata posteriormente, nos mostra um pouco do mundo na epoca, os costumes, e alguns dos grandes personagens da historia. A historia se passa no seculo 5 antes da era comum, periodo de grande importancia, porque é cheio de fatos, acontecimentos e pessoas de grande importancia pra a civilização ocidental. Buda, Dario, Xerxes, Confucio, Heródoto, Socrates, Anaximandro , entre outros, viveram nessa epoca, e Ciro acaba encontrando alguns e nos mostrando um pouco da historia não só desses personagens mas dos diferentes povos da epoca.

  Resultado de imagem para imperio aquemenida

O Império aquemênida dominava não só o irã mas tambem boa parte do oriente medio, anatolia e partes da bulgaria e grécia, e quase ali o afeganistão e a india.
  É engraçado voce pensar que tantas pessoas importantes da historia conviveram na mesma epoca. Faz pensar se há um motivo pelo qual essa época foi tão crucial e teve o nascimento de tantas religioes, tanta filosofia , tanta cultura. O zoroastrismo por exemplo, teve influencia em muitas das religioes posteriores, como cristianismo e islã. Será que alguns seguidores de um certo judeu não ouviram falar sobre o zoroastrismo, gostaram e decidiram que ia ser mais ou menos aquilo o cristianismo? Provavelmente nunca saberemos. Mesmo se deixar o ocidente de lado e ir lá pro oriente, voce tinha confucio e buda na mesma epoca. Duas das religioes mais influentes na asia, nascendo juntas. Dá o que pensar.
   Filosofos, pensadores, generais, Xerxes e os 300 de esparta, tudo nessa epoca. Será que tem um motivo? ou será pura coincidencia? e do mesmo jeito que impérios nascem e parecem invenciveis, caem no esquecimento. o império aquemenida seria derrotado por alexandre posteriormente. O Zoroastrismo seria substituido pelo islã na persia muito depois, ainda que uns poucos seguidores ainda hoje restem. Já budismo e confucionismo estão aí firmes e fortes na asia.
              
Mesmo que algumas coisas permaneçam, o que nós podemos tirar de tudo isso? Muitas coisas, mas acho que algo importante é a insignificancia do ser humano. Os japoneses que sempre gostaram de pensar nisso, refletir sobre a efemeridade da vida, como o ser humano é como uma flor de cerejeira, que floresce e por alguns dias ela é bela, mas tão rapida quanto veio ela se vai. Levada pela correnteza da vida. A Inexorabilidade do destino.
O mundo não se importa se voce acha que é o escolhido dos deuses, se voce acha que não é igual aos outros.  Não importa se você acha que faz parte da raça superior que voce inventou. Não importa se você ri da morte dos outros. No fim você morre, e é como se você nunca tivesse existido. Os sortudos ganham uma nota de rodapé no livro da historia. Você se coroar profeta, deus, rei do mundo no fim é um ato tão nobre quanto uma criança esperneando, querendo algo que não pode ter. Essa é a maldição do ser humano, no fim. Construir um castelo de areia na praia, se coroar rei dele, pra minutos depois uma onda transformar tudo o que voce sonhou, tudo o que voce foi e significou no mundo em nada.
   Você riu da morte do amiguinho? how cute of you. Agora senta lá e cala a boca. Você é o proximo.
  inté

Comentários