Motorrad

Nem sabia da existência dessa HQ nacional de terror, e espero que seja melhor que o filme.

Eu nunca vou muito empolgada para o cinema ver filmes nacionais, mas tento ver todos os que posso no cinema. Essa falta de empolgação muitas vezes acaba fazendo com que eu me surpreenda, com o que eu esperava ser uma merda e acaba se mostrando razoável. É o caso da animação Lino. Muitas vezes a surpresa acaba sendo melhor, como em Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas. 

Não é o caso de Motorrad.


Que filme ruim.

Talvez seja minha ignorância quanto a filmes de terror. Alguém me diga se eles são assim mesmo, sempre meia-boca. 

A sinopse do filme é "um grupo de motoqueiros entra em território proibido atraídos por uma desconhecida para uma trilha numa paisagem linda, mas passam a ser perseguidos por uns caras sinistros e violentos, colocando a amizade e convivência entre eles em xeque." Parece bacana, porém: a amizade entre eles não é explorada, você só sabe que eles andam juntos. As personalidades não são trabalhadas, você só sabe que tem um cara mais novo que quer andar com a galera.

Além disso a trama e o desfecho são bem óbvios, fora cenas muito desnecessárias, como o muro (se a doidinha lá queria que eles entrassem, pra quê o muro?!), e a cena inicial do roubo do carburador (se a menina pode controlar o véio, porque simplesmente não entregar a peça na mão do garoto?!). Tem também a questão do baixo orçamento, ou preguiça, nunca saberemos, que impossibilitou uma boa cena de uma das pessoas do grupo morrendo queimada, e tirou do longa (talvez tenha sido a edição, que é outra bosta) cenas de mortes que, posso estar enganada mas, são a base desse gênero de filme de terror. A edição, como já falei, é um problema a parte e bem marcante, porque em diversos momentos das perseguições a gente não sabe como os personagens foram parar onde estão.

Pelo menos a fotografia é maneira em boa parte do filme.


Se você leu por aí que é um bom filme ou sequer assistível, desconfie, o filme só fica pior conforme avança. Parece que tentaram fazer um filme que fugisse ao clichês do gênero, porém o Brasil não tem tradição em filmes de terror, e não é possível modificar com sucesso uma técnica que não se domina.

Não foi dessa vez pro cinema nacional.

Comentários