Todo Dinheiro do Mundo

Um filme em que um cara é chamado de última hora e ainda assim consegue ser o fodaralhão da fodaralhice toda do universo. Se o elenco fosse todo no nível do Mark Mark, exceto pelo Christopher Plummer, ainda assim valeria a pena ver esse filme.


Mas felizmente, o único Mark Wahlberg nesse filme é o Mark Wahlberg. E eu ainda tô tentando entender como ele foi parar nesse filme, mas é justo dizer que o Ridley Scott fez um trabalho ótimo de direção apenas julgando pela atuação do Mark Mark. Infelizmente sempre chegam os momentos em que a limitação do cara vai aparecer e diminuir o impacto das cenas, mas não é como se a gente estivesse assistindo algum Transformers.

Todo Dinheiro do Mundo é um desses filmes que eu não consigo elogiar tanto porque ninguém criou uma história para contar, e sim foi adaptado da melhor fábrica de histórias que conhecemos: a realidade. No caso desse filme especificamente, a escolha é ainda mais acertada pois dadas as circunstâncias e a época, possibilita um bom trabalho de figurino e direção de arte para a caracterização dos anos 70 e os cenários suntuosos das propriedades da família Getty (se esse trabalho for bem feito,  o que no caso desse filme, é). Aliás, como todo filme do Ridley Scott, o início é cheio de planos com fotografia de tirar o fôlego. 

Mas algumas escolhas na hora da adaptação fazem toda a diferença. Por exemplo, abordam a diferença da relação mãe e filho entre mulheres norte-americanas e italianas (calcule). Deixam bem claro o conflito entre a necessidade de dinheiro e a negociação da própria dignidade. Muitas falas de Plummer são certeiras na construção do personagem.

Falando em Plummer, eu não consigo imaginar Kevin Spacey dando a mesma profundidade ao personagem, e acredito que o resultado final estaria comprometido sem o Mr. Getty ao mesmo tempo vazio e intenso que Plummer trouxe para o longa.

Finalizando, o filme é lindo, Michelle Williams está ótima, Plummer não tem nem mais onde elogiar e até o Mark Wahlberg está elogiável (guardadas as devidas proporções). É um filme que merece figurar entre os indicados na categoria principal do Oscar - lembrando que escrevo este post do passado. 


Vá ver, mas se prepare, é um filme do Ridley Scott, muita sequência de tirar o fôlego com as locações e cenários, dez minutos de filme e já dá um cansaço!!

Comentários